terça-feira, 29 de junho de 2010

Piemonte

Para os amantes da boa mesa e do bom vinho, a região do Piemonte, localizada ao norte da Itália é altamente recomendada. Fomos há 3 meses ... no início de uma primavera bem fria e úmida, e na minha opinião foi uma excelente experiência gastronômica e enológica.

Quero compartilhar com vocês algumas dicas. Pensem seriamente em planejar uma viagem pra lá, tenho certeza que vocês vão amar !!!

Trufas brancas, passeios, vinhos, risottos, vinhos novamente ...



Nosso destino na região foi Alba e Asti, cidades vizinhas e com muitas delícias entre elas. Como tínhamos muito assunto, muitas degustações e pouco tempo pra passear, resolvemos conhecer as duas cidades bem rapidinho e gastar mais tempo nas cidades vizinhas conhecendo duas importantes caves e a Enoteca Regional do Piemonte.

Asti é conhecida pelo seu espumante, o Moscato d´Asti. É um espumante doce e aromático, com baixo teor alcóolico, feito a partir da uva Moscato e bom para ser tomado com alguma sobremesa, como uma torta de "nocciola" (avelãs), típica da região.

Em Alba, tivemos mais tempo pra passear e degustar as delícias locais como o chocolate e a trufa branca, famosa mundialmente na gastronomia. Li no New York Times sobre a cidade e não podia deixar de conhecer as deliciosas lojas da Via Vittorio Emanuele.


Na pequena loja Tartufi Ponzio, você pode encontrar vários azeites, arroz arborio, massas e queijos....renovei meu estoque de arborio e carnaroli por lá. Meu marido escolheu duas massas: um tagliatelle com açafrão e outro com vinho. E os queijos do Piemonte ???? O que era o queijo Bra ? E o Taleggio ? Deliciosos....

Na i Piaceri del Gusto, na mesma rua, provei um chocolate delicioso alla nocciola, comprei funghi e um azeite de trufas brancas cheirooooso demais!!! Os donos organizam tours para a fábrica e você também pode fazer uma caça à trufas brancas (com cachorros), uma vez por ano somente.

Pra finalizar, passamos na Tartufi & Co numa rua paralela à Vit. Emanuele. A dona, muito simpática, nos fez provar várias delícias, entre elas uma crema tartufata com trufa branca.... e com mais quejinhos da região... voltamos com alguns potinhos da tal crema tartufata na bagagem.

Tartufi Ponzio
Via Vittorio Emanuele, 26 - Alba
http://www.tartufiponzio.com/

i Piaceri del Gusto
Via Vittorio Emanuele, 23A - Alba
http://www.inaudi.com/

Tartufi & Co
Via Pertinace 12 - Alba

Pegamos o carro e fomos até a cidadezinha de Barolo, conhecer o famoso vinho e a Enoteca Regionale del Barolo na Piazza Falleti. O vinho Barolo é feito com a uva Nebbiolo, é intenso, muito complexo e conhecido como um dos melhores vinhos do mundo. É um vinho de muita personalidade...  muitos dizem que é diferente de tudo que você já provou... e é verdade.

Depois fomos até Grinzane Cavour conhecer a importante Enoteca Regionale del Piemonte e almoçar no castelo. O lugar é lindo e muito importante para a região. O Ristorante al Castello (chef Alessandro Boglione) foi delicioso e na mesa ao lado estava um importante sommelier da Itália e um casal muito simpático do sul do Brasil. Nosso vinho foi o Elio Grasso, como entrada pedi um vitello tonnato dos deuses, e como prato principal agnello com batatas. Nossa mesa estava tão barulhenta que os brasileiros da mesa ao lado reconheceram o português e vieram falar conosco, muito simpáticos. Perguntei ao sommelier se os lugares que visitamos estavam bem qualificados e ele disse em italiano que eram os melhores da região !!!  Depois disso... seguimos em frente, afinal não tínhamos tempo a perder !!!

Enoteca Regionale del Piemonte
Via Castello, 5 - Grinzane Cavour
http://www.castellogrinzane.com/
Reservar o restaurante.

Fomos em duas vinícolas na região:

1) BRAIDA - Fomos recebidos pela Nadine, uma alemã muito simpática. Depois de conhecer a cave localizada em Rocchetta Tanaro, fomos degustar os famosos vinhos de Giacomo Bologna. Nossos vinhos (tintos) favoritos foram:


- Montebruna 2007
Uva: Barbera D´Asti
Caracteríticas: intenso, encorpado, aroma de cereja; mais ácido
Ideal com massas, carne branca ou vermelha

- Bricco dell´Uccellone 2006 e 2007
Uva: Barbera D´Asti
Características: muito aromático, bem estruturado, encorpado, notas de frutas vermelhas e baunilha
Ideal com carnes mais pesadas, temperadas ou assadas e queijos envelhecidos


- Ai Suma 2006
Uva: Barbera D´Asti
Características: bouquet complexo e rico, notas de ameixa e cacau; profundo, sensual e harmonioso
Ideal com carnes vermelhas mais pesadas ou assados e queijos envelhecidos.

Endereço: BRAIDA
Strada Provinciale 27, número 9
14030 Rocchetta Tanaro (Asti)
http://www.braida.it/


2) CERETTO - Cave linda e com design muito moderno.

Vinhos favoritos:

- Blangè (branco)
uva: 100% Arneis
características: frutado, com aroma de maçã e pêra, baixa acidez; perfeito com entradinhas e peixes.

- Monsordo (tinto)
uva: cabernet, merlot, syrah e nebbiolo
características: de cor rubi intensa, aroma agradável e notas de spices e baunilha; acompanha pratos de massa/arroz, carne branca ou vermelha, sem muito tempero.

- Bricco Rocche (tinto)
uva: 100% Nebbiolo
características: Barolo de maior prestígio da casa, ao mesmo tempo delicado e complexo; seu aroma aumenta com o passar dos meses; notas florais,  chocolate, pimenta, trufas

Endereço: CERETTO
Localitá San Cassiano, 34
12051 - Alba
http://www.ceretto.com/

OBS:

- Ouvi falar na Abbona Anna Maria em Farigliano, mas nosso GPS não conseguiu localizar... que pena pois estava querendo provar o Dolcetto di Dogliani deles, assim como o Poderi Luigi Enaudi em Dogliani, também com a mesma uva.

- Ouvimos boas indicações sobre o restaurante Guido, pena que não havia mais tempo !!!

Outros principais produtores de vinho da região do Piemonte: VAJRA, Elio Grasso, Elio Altare, Luciano Sandrone, Giacomo Conterno e Roberto Voerzio.

Boa viagem !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário