segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pastinha de brie com damasco

De preparo simples e rápido, essa pastinha é perfeita pra servir quando vamos receber amigos em casa. Pode servir de recheio também para algum sanduba, mas normalmente gosto de servir com torradinhas.

Ingredientes:

- 250 gr. de brie (de boa qualidade)
- 200 gr. de ricota
- 100 gr. de cream cheese
- 1 col. chá de sal
- 1 col. sopa de azeite extra-virgem
- 1/2 xícara de geléia de damasco

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta. Mantenha na geladeira num pote tampado e só misture a geléia de damasco na hora de servir.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Yumê

Hoje vou falar do restaurante Yumê no Rio de Janeiro, que é meu Japa favorito!!! Yumê, que significa sonho, é super charmoso, tem um ar romântico e é considerado um dos melhores de toda a cidade. O ambiente é cozy e o atendimento é nota 10!

Sempre pedimos umas entradinhas e um combinado... assim dá pra provar um pouquinho de tudo. Meu marido ama a lula recheada com shimeji, manjericão e mozzarella di bufala. Adoro o Usuzukuri de salmão (fatias beeeem fininhas) e o Temaki spicy de salmão. Nosso combinado vem recheado de sushis e sashimis inclusive de xerelete (um peixe docinho) e com as variedades de Hots (Hot Philadelphia e Hot Jardim Botânico). Bateu uma saudade.... mas em junho estaremos por lá.

Endereço: Rua Pacheco Leão, 758 - Jardim Botânico - RJ
Tel: (021) 3205-7321

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mehche de Folha de Uva - Charutinho de folha de uva

Essa é uma receita um pouquinho trabalhosa, mas muito simples e gostosa. É um típico prato da culinária sefaradi.

Ingredientes:
- 1 vidro de folha de uva em conserva (ou frescas caso voce encontre com facilidade)
- 300 gr. de carne moída
- 1 xíc. de arroz lavado e escorrido
- 1 col. chá de sal
- 1 col. sopa de óleo
- 2 dentes de alho amassados
- 1 col. sopa de azeite extra-virgem
- bahar (pimenta síria) 
- suco de 1 limão
- 4 col. chá de polpa de tamarindo ou alguns damascos (opcional)

Preparo:

Numa tigela, misture bem todos os ingredientes. Desenrole, lave as folhas de uva e tire os talos. Pegue cada folha e coloque um pouco do recheio e enrole em charutinhos colocando as pontas dos lados para dentro, apertando no final. Cubra o fundo de uma panela grande de tefal/teflon com um pouco de óleo e vá arrumando os charutinhos em camadas. Leve ao fogo e deixe dourar um pouco por 5 minutos. Depois cubra os charutos com água e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada de 30 a 40 minutos, até que seque toda a água, e o arroz esteja cozido. Sirva numa travessa como acompanhamento.

Dica  #1: Se for fácil pra voce encontrar, compre polpa de tamarindo (ou damascos secos) e jogue no caldo do cozimento para dar um sabor azedinho. Você pode fazer com ou sem a polpa, fica gostoso das duas maneiras.

Dica #2: Você pode congelar depois de pronto e descongelar no microondas antes de servir.

Dica #3: Esse mesmo recheio você pode utilizar pra fazer mehche de cebola.