sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sorvete de Tâmaras

Sorvete sem leite - SABOR TÂMARA  
Uma amiga me passou essa receita de base, e voce pode variar com o sabor de sua preferência (por exemplo, trocar a tâmara por damasco). Fiz o de tâmara e ficou delicioso ! Esse é sem leite, uma receita parve.
 Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 3/4 de xícara (de chá) de açúcar
  • 1/3 de xícara (de chá) de óleo
  • 350 gr. de tâmaras picadas (usei aqui umas de origem da Tunísia)
  • extrato de baunilha
  • biscoito champagne picado (opcional)
Bata as claras com o açúcar até endurecer. Separadamente, bata as gemas acrescentando o óleo aos poucos. Acrescente o sabor de sua escolha e por fim misture as claras vagarosamente com o restante. Para ser de baunilha, pingue gotas de extrato de baunilha (para ficar amarelinho). Depois que o sorvete estiver pronto, acrecente os pedaços de tâmaras (não esqueça de tirar o caroço) e se tiver em casa, coloque biscoito tipo champagne picado também e congele.
Versão do Sorvete de Tâmara com Leite 
(e mais rápida de fazer)
Se estiver sem tempo, e quiser provar a versão com leite, compre um sorvete de creme pronto, deixe ficar em temperatura ambiente, acrecenta pedaços de tâmaras (350 gr.), pode dar uma batida no liquidificador e congele... Pode trocar as tâmaras por outro sabor também.
Me conte como ficou !!!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Le Creuset

Pra quem ainda não conhece, a Le Creuset é uma marca francesa de panelas de ferro, esmaltadas, e de excelente qualidade, e muito conhecida no mundo da gastronomia. Foi criada em 1925 no norte da França e até hoje é uma marca de prestígio e mundialmente conhecida.

Aproveitamos nosso tempo por aqui e já compramos algumas panelas ... lindas, alegres e coloridas... e bem mais baratas do que no Brasil!!! As cores são lindas e existem vários modelos e tamanhos: tajines, woks, cocottes, mini cocottes, panelas de fondue, travessas, etc. Cada modelo oferece um tipo de cozimento, ou uma proposta diferente. Se você gosta de culinária e curte receber pessoas em casa, sugiro investir em uma Le Creuset !