terça-feira, 9 de março de 2010

Beringela com alho e snoubar à moda turca

Essa receita é de origem turca e tem bastante sabor. Voce também pode fritar as fatias de beringela, mas prefiro assadas no forno, evito fazer fritura por aqui!  Pode ser preparada na véspera. Servir quente ou fria, como acompanhamento.

Ingredientes:

- 1 kg de beringela
- azeite de oliva extra-virgem à gosto
- pouco sal e pimenta do reino
- 6 dentes de alho amassados
- 1/2 xícara de snoubar (pignoli)
- 1 col. sopa de salsinha fresca picada

Preparo:

Lavar bem as beringelas e cortar em fatias finas. Se preferir, pode fritá-las rapidamente numa frigideira com óleo bem quente e depois colocar numa forma para assar com todos os temperos e ingredientes por cima. Prefiro assar do que fritar a beringela.

Coloquei as fatias numa travessa apropriada para ir ao forno, reguei com bastante azeite, colquei todos os ingredientes por cima e no final o snoubar. Assei por 20 minutos em fogo alto e preferi servir quente. Também pode ser servida fria.

Briwat - Charutinho de Carne com massa filo

Briwat - charuto em árabe

Fiz esses charutinhos de carne no shabat passado e foi um sucesso... é muito fácil de fazer, basta comprar massa filo de boa qualidade. Servir de entrada ou como acompanhamento.

Ingredientes:

- 2 col. sopa de óleo de girassol
- 1/2 cebola picada
- 500 gr. de carne moída
- 2 col. chá de canela em pó
- 1 col chá de chá de gengibre em pó
- 1/2 col. chá de pimenta do reino em pó
- 2 col. chá de cominho em pó
- 2 ovos batidos levemente
- 2 col. sopa de salsinha fresca picada
- 300 gr. de massa filo (massa mais fina ainda que a brick, é a mesma massa que se faz baklawa)
- 1/2 xíc. de manteiga derretida ou óleo para assar

Preparo:

Primeiramente devemos preparar o recheio. Aqueça o óleo com a cebola em uma panela grande até dourar. Em fogo médio, acrescente a carne moída, o cominho, canela e gengibre. Misture bem por 5 minutos até mudar de cor. Acrescente o sal, pimenta, salsinha fresca, misture por mais 5 minutos e acrescente os ovos batidos mexendo sem parar por uns minutos, até ficar uma mistura cremosa. Prove e se preferir, adicione um pouco mais de tempero. Deixe esfriar.
Com uma tesoura de cozinha, corte a massa filo em tamanhos iguais (cortei no tamanho de 10 cm). Coloque 2 col. de chá do recheio da carne no centro de uma das extremidades da massa, deixando os 2 cantos livres (1 ou 2 cm) e enrole como se fosse um charutinho.
Coloque os charutinhos num tabuleiro de teflon/tefal e pincele por cima com a manteiga derretida ou o óleo. Se não tiver esse tabuleiro, coloque num tabuleiro normal com papel vegetal ou untado com manteiga e pincele por cima. Pré-aqueça o forno em 170 graus e asse os charutinhos por 20 minutos, aproximadamente, até ficarem dourados por cima, sem queimar.
Servir quente.
Dica: Você também pode preparar o recheio de véspera e deixar num recipiente tampado na geladeira e enrolar os charutinhos com esse recheio só no dia seguinte.