Nesta semana fomos conhecer dois...
Les Fables de la Fontaine - 1 estrela
Endereço: 131, Rue Saint-Dominque - 7eme
Restaurante de peixes e frutos-do-mar, pequeno e cozy, fundado pelo chef Christian Constant, com a proposta de oferecer na mesma rua (Rue Saint-Dominique) 4 opções de restaurantes deliciosos. Hoje ele é administrado pelo chef Sebastian Gravé e merecidamente, continua com 1 estrela no Guia Michelin.
Veio para nós uma amouse-bouche de espuminha de peixe delicioso e minha mãe pediu uma entradinha de lagosta (que esqueci de tirar foto). Pedimos de prato principal um linguado com ervas que na verdade era pra 2 e de acompanhamento pedi uma mousseline de alcachofra (deliciosa... que textura!) e ela uns aspargos grelhados com funghi. Estava divino ! A sobremesa era um creme de banana maravilhoso com sorvete! Nossos vizinhos de mesa (ele americano e ela espanhola), pediram uma sobremesa maravilhosa que fiquei babando!!! Fiquei com vergonha de perguntar o que era, mas vi que era uma bola de chocolate que quando o rapaz jogou a calda de chocolate em cima, a bola derreteu toda na hora... eles viram que eu tirava foto de tudo (menos do prato deles...hihihi) e pediram o endereço do blog! Será que vão ver? I truly hope so...
" Être constant un jour, c'est être constant toujours "
L'Atelier de Joel Robuchon - 2 estrelas
Endereço: 7, Rue de Montalembert -7eme (colado com a Rue du Bac)
Que restaurante foi esse?!?! Maravilhoso !!! Um novo conceito de restaurante criado pelo chef Joel Robuchon com ambiente informal e acolhedor. A cozinha é aberta em um bar circular onde voce pode ver todo o movimento da atenciosa equipe. A proposta do lugar é que você peça várias entradinhas clássicas -estilo tapas- de acordo com seu apetite, e depois se preocupe com o restante...
Pedimos as entradinhas...minha mãe foi de tempura de siri com purée de abacate, eu pedi um foie gras com aspargos e uma beringela confeitada estilo mille-feuille com mozzarella, abobrinha e manjericão. Uma taça de chablis para acompanhar, "s'il vous plaît, monsieur."
Como prato principal, ela pediu um spaghetti com molho de tomate perfumadíssimo e eu um bacalhau com ervas em caldo de legumes e manjericão. Meu peixe desmanchava na boca e veio com uma folha surpresa no topo do prato. De sobremesa: Paris-Brest !!! Uma especialidade francesa que é uma massinha bem fina (mais leve que carolinas) com creme de avelã. Nosso atencioso garçom trouxe ainda de surpresa pra minha mãe uma seleção de mini-sobremesas, pelo seu aniversário. Para uma carioca como eu, adorei o fato do restaurante fechar um pouco mais tarde para almoço - a maioria de restaurantes parisienses encerram a cozinha às 14:00hs!! Nossa ida ao L'Atelier foi uma das minhas melhores experiências gastronômicas!
Encerramos nossa viagem com um delicioso chá no Georges V, com um lindo serviço de porcelanas de Limoges. Novidade: O Georges V está com uma seleção de chocolate quente em seu cardápio de chá da tarde. Chocolate quente do Caribe, de vanilla do madagascar, e etc. Já está na listinha de to-do's para a próxima ida à cidade luz.
Almoçamos tanto e tarde que não jantamos... porém tomamos um chá em grande estilo !