sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Estrelados

Continuando a maratona parisiense dessa última semana.... agora vamos falar sobre alguns estrelados! Aqui na França, um restaurante étoilé (estrelado) é um assunto sério entre os gourmands ...e alcançar 1 estrela é uma tarefa muito concorrida para os grandes chefs. A cada ano é lançada uma nova edição do Guia Michelin - um guia de capa vermelha, que seleciona os melhores restaurantes e hotéis da França. O guia é uma grande referência gastronômica e é impresso com o máximo de segredo e com tiragem desconhecida. É o guia mais respeitado do mundo e premia os melhores restaurantes classificando-os com estrelas (de 1 a 3) e que representam o sonho (ou pesadelo) de qualquer chef.

Nesta semana fomos conhecer dois...

Les Fables de la Fontaine - 1 estrela
Endereço: 131, Rue Saint-Dominque - 7eme

Restaurante de peixes e frutos-do-mar, pequeno e cozy, fundado pelo chef Christian Constant, com a proposta de oferecer na mesma rua (Rue Saint-Dominique) 4 opções de restaurantes deliciosos. Hoje ele é administrado pelo chef Sebastian Gravé e merecidamente, continua com 1 estrela no Guia Michelin.


Veio para nós uma amouse-bouche de espuminha de peixe delicioso e minha mãe pediu uma entradinha de lagosta (que esqueci de tirar foto). Pedimos de prato principal um linguado com ervas que na verdade era pra 2 e de acompanhamento pedi uma mousseline de alcachofra (deliciosa... que textura!) e ela uns aspargos grelhados com funghi. Estava divino ! A sobremesa era um creme de banana maravilhoso com sorvete! Nossos vizinhos de mesa (ele americano e ela espanhola), pediram uma sobremesa maravilhosa que fiquei babando!!! Fiquei com vergonha de perguntar o que era, mas vi que era uma bola de chocolate que quando o rapaz jogou a calda de chocolate em cima, a bola derreteu toda na hora... eles viram que eu tirava foto de tudo (menos do prato deles...hihihi) e pediram o endereço do blog! Será que vão ver? I truly hope so...

" Être constant un jour, c'est être constant toujours "

L'Atelier de Joel Robuchon - 2 estrelas
Endereço: 7, Rue de Montalembert -7eme (colado com a Rue du Bac)

Que restaurante foi esse?!?! Maravilhoso !!! Um novo conceito de restaurante criado pelo chef Joel Robuchon com ambiente informal e acolhedor. A cozinha é aberta em um bar circular onde voce pode ver todo o movimento da atenciosa equipe. A proposta do lugar é que você peça várias entradinhas clássicas -estilo tapas- de acordo com seu apetite, e depois se preocupe com o restante...


Pedimos as entradinhas...minha mãe foi de tempura de siri com purée de abacate, eu pedi um foie gras com aspargos e uma beringela confeitada estilo mille-feuille com mozzarella, abobrinha e manjericão. Uma taça de chablis para acompanhar, "s'il vous plaît, monsieur." 
Como prato principal, ela pediu um spaghetti com molho de tomate perfumadíssimo e eu um bacalhau com ervas em caldo de legumes e manjericão. Meu peixe desmanchava na boca e veio com uma folha surpresa no topo do prato. De sobremesa: Paris-Brest !!! Uma especialidade francesa que é uma massinha bem fina (mais leve que carolinas) com creme de avelã. Nosso atencioso garçom trouxe ainda de surpresa pra minha mãe uma seleção de mini-sobremesas, pelo seu aniversário. Para uma carioca como eu, adorei o fato do restaurante fechar um pouco mais tarde para almoço - a maioria de restaurantes parisienses encerram a cozinha às 14:00hs!! Nossa ida ao L'Atelier foi uma das minhas melhores experiências gastronômicas!

Encerramos nossa viagem com um delicioso chá no Georges V, com um lindo serviço de porcelanas de Limoges. Novidade: O Georges V está com uma seleção de chocolate quente em seu cardápio de chá da tarde. Chocolate quente do Caribe, de vanilla do madagascar, e etc. Já está na listinha de to-do's para a próxima ida à cidade luz. 
Almoçamos tanto e tarde que não jantamos... porém tomamos um chá em grande estilo !


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sabores na Ile Saint-Louis

Olá!!! Não postei nada nessas últimas semanas pois estava passando uns dias em Paris numa verdadeira aventura gastronomica ! Nos próximos posts, vocês vão poder ver algumas delícias, pois na minha opinião, depois de admirar a Torre e o cenário parisiense, é o que a cidade oferece de melhor.

Minha mãe veio me visitar para nossos aniversários e fomos passar uns dias em Paris... dias saborosos, posso dizer. Começamos com um passeio pela lindinha Ile Saint-Louis...Vejo cafés com o nome do Berthillon por todos os cantos. Pra quem não conhece, Berthillon é uma casa de sorvetes, a mais conhecida e visitada em Paris. É gostoso, mas a minha sorveteria favorita é o Amorino... não existe nada igual! Quando puderem, provem os sabores de pistache e o l'inimitable (gostinho de gianduia)... uma coisa!!! Como o Amorino estava fechado sentamos no Le Flore en l'Ile pra tomar um sorbet do Berthillon... 2 bolas....de chocolate amargo e maracujá. Bom, muito bom... mas o Amorino ainda ocupa o primeiro lugar da lista. Depois tomei um delicioso chá pra esquentar... e retomarmos nosso passeio pela Ilha.





Depois continuamos nosso passeio... minha mãe queria parar em algumas lojinhas para comprar foie gras...e olha que já tínhamos comprado alguns na Comtesse du Barry em Clermont. Lá fomos nós no Lafitte. Saindo de lá passamos no Oliviers & Co (já falei dele pra vocês) para comprar alguns azeites. Já estava muito tarde para almoçar (franceses!), portanto não foi dessa vez que conseguimos ir no Mon Vieil Ami ! Fica pra próxima !



terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Salada Caprese

A-D-O-R-O essa salada !!! Meu marido também é fã... Não existe pra mim salada mais saborosa e fácil de fazer. O segredo é usar basílico(manjericão) fresco e um bom azeite de oliva.


Ingredientes:

- Tomates (aqui uso o grappe)
- Manjericão fresco
- Mozzarella di Bufala
- Azeite (a melhor qualidade que você encontrar, uso muito o da Olivier & Co)
- Vinagre Balsâmico
- Fleur du Sel ou outro sal saboroso

Preparo:

Lave bem os tomates e corte em rodelas, assim como a mozzarella. Coloque num prato, intercalando o tomate e a mozzarella, salpique a fleur du sel, regue com o melhor azeite que você tiver e coloque folhinhas de manjericão por cima. Se gostar, pingue umas gotinhas de vinagre balsâmico. Deliciosa !!!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Chá de Hortelã


Esta é uma tradicional receita árabe e é deliciosamente refrescante. Aqui na França é muito comum preparar este chá quando alguém recebe visitas em casa.

Ingredientes:

- 1 raminho de hortelã
- 1 saquinho de chá preto (o mais suave que você encontrar)
- 2 col. sopa de açúcar
- 4 copos d´água

Lavar bem as folhas de hortelã. Reservar. Colocar a água para ferver, e quando ferver colocar num bule o saquinho de chá preto com a água fervida por aprox. 3 minutos. Retirar o saquinho e colocar o açúcar e as folhas de hortelã dentro do bule. Deixar em infusão por 5 minutos. Servir em xícaras individuais de forma que vc segure o bule bem alto para que faça espuminhas no chá na hora de servir. Servir com biscoitinhos (árabes) ou uma fatia de torta.

Rendimento: 6 xícaras