Quem estiver com viagem programada para a França, recomendamos uma ida à Châteauneuf-du-Pape, cidade localizada no sudeste do país entre Avignon e Orange. A cidade, com mais de 3.000 hectares de vinhedos, é situada no topo de uma colina e em volta de uma fortaleza medieval.
O vinho Châteauneuf-du-Pape é mundialmente famoso e possui 13 variedades de uva e a mistura está dominada normalmente pela Grenache, que proporciona uma consistência característica de um vinho de guarda. A cor lembra um rubi escuro e os aromas predominam frutas vermelhas, especiarias e ervas aromáticas. O paladar é deliciosamente equilibrado. As garrafas possuem até hoje uma marca d´água cunhada no vidro, representando um brasão que destacava as armas dos papas, a primazia dos melhores produtores da região.
Fizemos essa viagem com familiares que vieram nos visitar na França e adoramos cada momento. Passeamos pela região de carro, ficamos encantados com as variadas plantações na estrada e visitamos a vila de Gordes onde fica a Abbaye de Sénanque com um lindo e pacífico visual... pena que as lavandas dos campos já tinham sido colhidas, mas o aroma delas no ar ainda persistia.
Almoçamos em Châteauneuf, num delicioso restaurante chamado Le Verger des Papes, rodeado de oliveiras. Almoçamos no terraço ensolarado e a culinária é bem provençal e sem grandes luxos... pedimos uma garrafa do tinto Bosquet des Papes pra entrar no clima da viagem. Recomendo a massa com basílico e tomate confit ... simples e perfumada...e de sobremesa, não deixem de pedir a torta de figo com sorvete de lavanda.... divino!!!
À noite, fizemos reserva para jantar no estrelado (1 estrela no Guia Michelin) Hiély Lucullus em Avignon. Chegamos atrasados e quase ficamos sem esse delicioso jantar! Pedimos de entrada foie gras com frutas vermelhas, uma deliciosa alcachofra com grana padano e meu marido acertou em cheio quando pediu seu prato: um delicioso ravioli de lagosta. A sobremesa também estava maravilhosa...mil folhas de framboesa... nunca tinha visto uma framboesa laranja!
Que delícia, Talita! Estou com vontade de sair correndo pro aeroporto! As fotos são suas? Bjs.
ResponderExcluiroi tita, realmente esse pedaço da frança é sensacional...cada experiencia inesquecível! Gordes foi um dos meus destinos na lua de mel. Que saudade!!! bjsss
ResponderExcluirJulie&Julia&Tita... eu tenho uma Julie Powell em casa. Sorte a minha. Bon appétit! Bjs
ResponderExcluir