segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Les Saveurs de Provence

Quem estiver com viagem programada para a França, recomendamos uma ida à Châteauneuf-du-Pape, cidade localizada no sudeste do país entre Avignon e Orange. A cidade, com mais de 3.000 hectares de vinhedos, é situada no topo de uma colina e em volta de uma fortaleza medieval.

O vinho Châteauneuf-du-Pape é mundialmente famoso e possui 13 variedades de uva e a mistura está dominada normalmente pela Grenache, que proporciona uma consistência característica de um vinho de guarda. A cor lembra um rubi escuro e os aromas predominam frutas vermelhas, especiarias e ervas aromáticas. O paladar é deliciosamente equilibrado. As garrafas possuem até hoje uma marca d´água cunhada no vidro, representando um brasão que destacava as armas dos papas, a primazia dos melhores produtores da região.

Fizemos essa viagem com familiares que vieram nos visitar na França e adoramos cada momento. Passeamos pela região de carro, ficamos encantados com as variadas plantações na estrada e visitamos a vila de Gordes onde fica a Abbaye de Sénanque com um lindo e pacífico visual... pena que as lavandas dos campos já tinham sido colhidas, mas o aroma delas no ar ainda persistia.

Almoçamos em Châteauneuf, num delicioso restaurante chamado Le Verger des Papes, rodeado de oliveiras. Almoçamos no terraço ensolarado e a culinária é bem provençal e sem grandes luxos... pedimos uma garrafa do tinto Bosquet des Papes pra entrar no clima da viagem. Recomendo a massa com basílico e tomate confit ... simples e perfumada...e de sobremesa, não deixem de pedir a torta de figo com sorvete de lavanda.... divino!!!

À noite, fizemos reserva para jantar no estrelado (1 estrela no Guia Michelin) Hiély Lucullus em Avignon. Chegamos atrasados e quase ficamos sem esse delicioso jantar! Pedimos de entrada foie gras com frutas vermelhas, uma deliciosa alcachofra com grana padano e meu marido acertou em cheio quando pediu seu prato: um delicioso ravioli de lagosta. A sobremesa também estava maravilhosa...mil folhas de framboesa... nunca tinha visto uma framboesa laranja!